Os demônios exorcizados de Rafael Farah

O carnaval acabou, mas 2019 só está começando. É certo que tivemos um início de ano bastante conturbado, com muitas notícias que apertaram nossos corações, mas nada melhor do que a companhia dos velhos e bons livros para nos dar aquele abraço quentinho, não é mesmo?

A Quimera vai levantar seu primeiro voo literário de 2019 com o lançamento de estreia do autor Rafael Farah, “Exorcizando Demônios”, e foi conversar com ele para saber quais as expectativas para esse grande momento. Contando ao leitor um pouco mais sobre a obra e toda a preparação para publicar.



Perguntado sobre como se sentia, Rafael nos contou sobre o nervosismo, mas também sobre aquela alegria de algo tão esperado que acabou transformando seus dias. “Sinto orgulho principalmente. Confesso que um pouco apreensivo, apesar de ser uma pessoa tão "foda-se". Hahaha O narciso em mim adora o título de escritor publicado.”, brincou o autor.


No decorrer da entrevista, o autor fala um pouco sobre sua expectativa com a editora, a escolha do gênero para seu primeiro livro, suas inspirações, futuras obras e todas aquelas perguntas que fazemos quando encontramos alguém se arriscando no meio literário, que é tão cheio de surpresas.


“Sinceramente no passado cheguei a procurar uma ou outra editora, mas o contato era sempre muito formal, morno, e sempre tive a fantasia de uma editora participativa, com disponibilidade para mim etc. A Mari (Quimera) chegou chutando a porta e me dando a maior liberdade criativa que eu já vi (rindo de nervoso). Achei bem a minha cara, por isso tudo que é meu vai sair por eles.

As inspirações não têm uma fonte específica, mas algo que sempre me deixou muito criativo é a melancolia. Tenho diversos motores criativos, mas acredito que a melancolia seja o mais poderoso. Já me levou a escrever por dias a fio. As ideias sempre vieram da vida, mesmo. De coisas que passei, testemunhei, fantasiei, tudo numa panela e misturado numa sopa de letrinhas.

A questão da coletânea e não um romance é de logística, em grande parte. Estavam já ali à mão, prontos. Tenho um romance escrito, mas ele tá mais pra aprendizado do que algo interessante o suficiente pra ser publicado. Pretendo lançar um outro assim que possível, um que já está nos finalmentes e que me agrada muito mais”


Sobre o título um tanto peculiar, perguntamos ao autor, que também psicólogo, o que é e qual a importância de exorcizarmos nossos demônios.


“Na verdade, acredito ser um exercício continuo. Como Gestalt-tetapeuta, a forma tem uma relevância muito maior do que a questão em si. É mais interessante perguntar "como" do que "por que", pois problemas e neuroses todos nós temos e sempre vamos ter por sermos seres altamente complexos. O abuso do álcool, por exemplo, é uma forma equivocada de exorcizar demônios, mas ainda assim, uma forma, e tão eficiente que vemos grande parte da população usando (mãe, tô na globo). Acredito que através da consciência e identificação dessa forma podemos atualizá-la para uma mais saudável. Respondendo à pergunta, então (hahaha), acho importante exorcizar demônios para que possamos aprender a exorcizar demônios”.


Morador do Recreio, na zona oeste do Rio de Janeiro, Psicólogo, escritor, aquariano e amante de tudo o que há de bom, Rafael Farah lança “Exorcizando Demônios”, uma coletânea de contos recheados de humor, erotismo, confissões, mas principalmente reflexões sobre as diversas circunstâncias que nos encontramos nos nossos dias. Das coisas que não dizemos, das que dizemos, das que passamos e/ou deixamos ou não passar.


O lançamento é dia 23 de março, sábado, na livraria Leitura do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. O autor vai bater um papo com os leitores, autografar os livros, tirar fotos e você é nosso convidado mais que especial para esse momento.


Por Marianna Roman

0 visualização
 

Formulário de Inscrição

Rua Cartunista Millôr Fernandes, 1001 - casa 66A, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ - 22790-691 | CNPJ: 29.158.914/0001-67

*Para compras na loja online, o envio é feito através dos Correios às sextas-feiras.

*Chegada a partir de 15 dias após envio

*Envios da loja feitos às sextas-feiras (para envios feitos às sextas, o envio só será feito na sexta seguinte)

*Os prazos estão alterados por conta da pandemia

*A editora não se responsabiliza por atrasos ou outros problemas nos serviços de terceiros.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

©2019 by Grupo Editorial Quimera | Rio de Janeiro, RJ